MEDIDAS DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DE COLABORADORES E PASSAGEIROS

 

A Groundforce Portugal está a acompanhar e a seguir as medidas tomadas pelo Governo para a contenção do surto de COVID-19, bem como todas as recomendações da Direcção Geral de Saúde.

A nossa prioridade é, desde o primeiro momento, garantir a segurança e a protecção de passageiros e de colaboradores. Estando a empresa integrada no ecossistema aeroportuário, este plano encontra-se alinhado com os planos das autoridades aeronáuticas, do gestor das infraestruturas – ANA - Aeroportos de Portugal, com os planos da companhias aéreas assistidas e com os demais agentes do sector.

 

Neste sentido, implementámos, desde o início do surto COVID-19 em janeiro de 2020, um conjunto de medidas preventivas, nomeadamente:

− Instalação e distribuição de dispensadores de gel desinfetante nos locais com maior concentração de trabalhadores, em complemento aos dispensadores disponibilizados pelos aeroportos;

− Distribuição de kit de proteção individual composto por máscara, gel desinfetante, luvas e panfleto informativo a todos os colaboradores;

− Supressão da picagem de ponto em sistemas biométricos;

− Cancelamento de todas as formações externas, com excepção de formações internas de caráter obrigatório para a continuidade do negócio, com redução de formandos em sala;

− Identificação dos trabalhadores em grupos de risco, e após a validação dos mesmos, identificação das possíveis medidas de proteção desses trabalhadores com o consequente afastamento da operação;

− Passagem a “teletrabalho” de colaboradores com funções passíveis de desempenhar em home office;

− Encerramento do Blue Lounge até nova data a anunciar;

− Limitação do número de pessoas nas salas de descanso;

− Limitação da lotação dos refeitórios da empresa;

Distâncias de segurança e de afastamento social para os locais de maior aglomeração, nomeadamente refeitórios, salas de convívio, filas de espera, etc.

− Reforço de higienização dos autocarros de transporte de passageiros e de tripulações;

− Reforço de higienização das áreas de trabalho;

Balcão de Serviço ao Cliente – definição e limitação da distância de segurança entre o balcão de atendimento e a zona de espera do primeiro passageiro a ser atendido; 

Lost & Found – definição e limitação da distância de segurança entre o balcão de atendimento e o passageiro;

− Documentação de Carga – definição e limitação da distância de segurança entre o balcão de atendimento e a zona de espera do primeiro passageiro a ser atendido;

− Portas de aceitação e entrega de Carga – definição e limitação da distância de segurança entre o trabalhador e o cliente;

− Balcão de Check-in Groundcare – Aeroporto de Lisboa– definição e limitação da distância de segurança entre o balão de atendimento e o passageiro;

− Limitação do número de passageiros por autocarro de transporte de passageiros de/para as aeronaves, para 35 passageiros (ao invés de 80);

− Limitação do número de trabalhadores a transportar por navette para 5 (ao invés de 9).

 

Continuaremos atentos a todos os desenvolvimentos e a trabalhar em coordenação com as autoridades nacionais bem como com o gestor da infraestrutura aeroportuária em cada um dos Aeroportos onde estamos presentes.

 

Atendendo à natureza dinâmica do contexto epidemiológico e à incerteza científica quanto às características deste vírus, de forma a adequar e flexibilizar a resposta, proceder-se-á à revisão destas medidas, sempre que tal se mostre necessário, com as informações emanadas pelas autoridades de saúde.

 

 

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