Mensagem do CEO

O ano de 2018 foi pontuado por várias conquistas e desafios que marcaram a atividade da Groundforce Portugal.

Os bons resultados alcançados são fruto do trabalho de uma equipa alinhada, bem preparada e focada na concretização da estratégia da empresa, assente em quatro importantes pilares: Integração, Agilidade, Transformação e Accountability.

Os últimos anos foram marcados por duas importantes conquistas: a renovação do contrato com o nosso maior cliente - a TAP Portugal – e a plena obtenção das licenças de acesso à atividade de assistência em escala nas categorias de bagagem, carga e operações de pista nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

O sucesso destes projetos deve-se, primeiramente, à capacidade técnica, ao rigor e à excelência na execução demonstradas pelas equipas da Groundforce Portugal, permitindo assim reforçar a confiança das principais companhias aéreas que voam para o nosso país e conquistar novos clientes, contribuindo positivamente para a sua cadeia de valor através da experiência de viagem proporcionada aos seus passageiros .

Em 2018, reforçámos a tendência de crescimento e melhoria dos nossos resultados, tanto financeiros como operacionais. Atingimos um EBITDA histórico de 9,5 Milhões de Euros, um aumento de 11,1% face ao ano anterior. Este valor assume uma relevância ainda mais expressiva num ano em que, simultaneamente, melhorámos a pontualidade e os tempos de entrega de bagagem.

Note-se que o volume anual de passageiros no Aeroporto de Lisboa atingiu a marca recorde de 29 milhões, com proveniência de 132 destinos, o que requer uma enorme flexibilidade e resiliência das nossas pessoas, da nossa gestão operacional e da gestão operacional do próprio aeroporto.

Neste contexto desafiante, o desempenho da Groundforce Portugal orgulha-nos e comprova a nossa capacidade de adaptação a situações novas e ainda mais exigentes, algo que nos posiciona com vantagem no futuro de uma indústria que, num horizonte próximo, passará por uma evolução profunda, em particular numa sociedade 5.0, que procura colocar o ser humano no centro da inovação e da transformação tecnológica.

A Groundforce não será exceção, pelo que encetámos uma revisão profunda ao nível da reengenharia dos nossos processos, sobretudo ao nível tecnológico e da inovação, com o objetivo de entregar um serviço cada vez melhor e mais alinhado com o avanço dos nossos clientes.

Este caminho só pode ser trilhado com o empenho de uma grande equipa, de forma a gerar uma cadeia de valor única que começa em nós, e se estende a todos os stakeholders, no seio das suas próprias revoluções internas e como reflexo da mudança de paradigma do sector, pressionando-nos positivamente para gerar essa capacidade de resposta.  

A Groundforce Portugal está mais forte para enfrentar os desafios do futuro, com tranquilidade, mas consciente e preparada para a dimensão do trabalho que temos de realizar em 2019.

A dedicação e o empenho de todos os trabalhadores, a par com a qualidade do serviço, serão os ingredientes fundamentais para encararmos o futuro com tranquilidade e conscientes do trabalho que ainda temos que realizar.

 

Paulo Neto Leite, Presidente Executivo da Groundforce Portugal

SOMOS UMA EMPRESA FIÁVEL QUE OFERECE UM SERVIÇO DE EXCELÊNCIA AOS SEUS CLIENTES E POR ISSO SOMOS LÍDERES NA NOSSA INDÚSTRIA.

ACREDITAMOS QUE A MANUTENÇÃO DO NEGÓCIO ASSENTA NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E QUE O NOSSO MAIOR BEM SÃO AS NOSSAS PESSOAS E OS NOSSOS CLIENTES.

  • A nossa visão

    Ser uma empresa rentável que, de uma forma sustentada, crie valor e condições de segurança para todas as Partes Interessadas.

  • A nossa missão

    Que cada cliente Passageiro acredite que a excelência do seu voo começa ou termina com a excelência do serviço que a Groundforce Portugal lhe oferece.

  • os nossos valores

    Ser honesto, gostar de satisfazer sempre os nossos clientes, desafiar e melhorar tudo o que fazemos, ser apaixonado pelas pessoas, agir como equipa, medir o sucesso através de ganhos sustentáveis e trabalhar para o mundo são os nossos Valores.

Estrutura Acionista

Organograma

História

A força de uma história

A história da Groundforce Portugal remonta ao início da aviação civil em Portugal, com a criação da Secção de Transportes Aéreos a 14 de março de 1945, sob a responsabilidade de Humberto Delgado, à data diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil.

A par do crescimento da companhia TAP, os serviços em terra foram sofrendo uma evolução nas décadas seguintes, nos quais o transporte aéreo se assumiu como uma opção segura, moderna e universal.

O percurso da empresa como entidade independente tem os seus primórdios em 1982, com a autonomização do Departamento de Operações em Terra (DOT) da TAP. Mais tarde, em 1989, decorrente de um processo de restruturação organizacional, recebe a denominação de Direcção Geral de Operações em Terra (DGOT). Já na década seguinte, numa estratégia de expansão e de prestação de serviços a terceiros, é criada em 1992 a divisão de Handling da TAP.

Em Abril de 2003, a TAP SGPS e a TAP SA aprovaram a separação da unidade de negócio de handling, surgindo uma nova empresa denominada SPdH – Serviços Portugueses de Handling, sucedendo à TAP no respeitante às operações em terra.

A SPdH iniciou a sua atividade no dia 1 de Outubro de 2003, afirmando-se como uma opção de grande relevância no panorama da aviação civil em Portugal, designadamente pela qualidade do serviço que assegura à TAP Portugal e às principais companhias que voam para os aeroportos nacionais.

Entretanto foi iniciado o processo de privatização da SPdH, através da venda de 50,1% do Capital, por via de um Concurso Público Internacional, que permitiu a entrada na estrutura acionista do Grupo Globalia.

Já com a nova estrutura acionista e resultado da História da TAP, do dinamismo da Portugália e da dimensão da Globália nasceu, no ano 2005, a nova marca da empresa: a Groundforce Portugal.

Em Março de 2008, um consórcio de três bancos (BIG, Banif e Invest) adquire a posição detida pela Globalia, numa estratégia de Melhoria de Serviço ao Cliente e satisfação de todas as partes interessadas.

Em 2012, a Autoridade da Concorrência aprova concretização do acordo de princípio celebrado entre a TAP e a PASOGAL, com a aquisição de 50,1%, iniciando um processo de transformação da empresa no sentido da sua sustentabilidade, na perspetiva dos acionistas, trabalhadores, clientes e fornecedores. Este tem como objetivo criar as condições necessárias ao crescimento e desenvolvimento, mantendo a Groundforce como empresa líder em Portugal no mercado de assistência aeroportuária de passageiros, bagagens, operações em pista e carga.

Prosseguindo o caminho para a Excelência, baseada numa estrutura de processos chave consistente, a Groundforce pretende ser uma empresa moderna e de Futuro, contribuindo diariamente para a criação de valor e o desenvolvimento sustentado.

Para a Groundforce Portugal, Qualidade significa

A prestação de serviços na hora certa e no lugar certo, a fim de satisfazer plenamente as necessidades e expectativas do cliente;

Melhorar continuamente a qualidade do serviço e a satisfação dos Clientes através da maximização da eficiência do processo;

Cumprir com os padrões de qualidade acordados com os clientes. As normas são constantemente monitorizadas com o objetivo de fornecer informações para a revisão do sistema e as metas da Qualidade.

Entrega
de bagagem

Segurança

A segurança está sempre primeiro!

A Segurança é um processo que visa a promoção de uma cultura justa e positiva de segurança, garantindo que todos estão cientes de que, ao seu nível e na sua atividade do dia-a-dia, eles próprios são a chave para a o bom desenvolvimento e práticas de segurança, contribuindo assim para a melhoria e eficácia do processo.

A Groundforce Portugal possui um sistema de controlo de riscos bem estabelecido – “Safety Management System”, com base nos seguintes documentos:

  • - MANUAL DE AVALIAÇÃO DE RISCO
  • - MANUAL DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
  • - MANUAL DE SEGURANÇA E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS
  • - MANUAL SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Através da comunicação e disseminação das práticas de Safety, é assegurada a aplicação dos procedimentos e um nível de conduta com vista a contribuir e promover a melhoria contínua em todas as atividades

Diariamente, são coordenados todos os procedimentos com as companhias aéreas e as entidades aeroportuárias de forma a confirmar que todos os procedimentos de segurança são cumpridos para garantia da operação segura das aeronaves.

A Groundforce Portugal está empenhada em fornecer os mais altos padrões de segurança para os passageiros, colaboradores, parceiros e fornecedores em todos os aeroportos e instalações onde está presente, fomentando uma cultura onde as pessoas são informadas, esclarecidas e entendem os perigos e riscos inerentes às suas áreas de atuação, encorajando-as a identificar as ameaças à sua segurança e participar no encontrar de soluções.

Os procedimentos de segurança em vigor são avaliados continuamente, a fim de aperfeiçoar os processos capazes de fornecer os melhores serviços em segurança.

Código de conduta e ética

O Código de Conduta e Ética reflecte a vontade de prosseguir um caminho de melhoria contínua de uma Empresa que assume, nos princípios estruturantes da sua ação, o respeito pelos direitos dos trabalhadores, a responsabilidade da defesa do meio ambiente, a transparência nas suas relações com o exterior e a contribuição para a satisfação das partes interessadas – Acionistas, Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Sociedade.

É ESTE O CAMINHO QUE PRETENDEMOS SEGUIR NA GROUNDFORCE PORTUGAL.

VER CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Prémios

Os nossos Clientes e outras entidades independentes têm-nos distinguido com os seguintes prémios:

Prémios 2018

Transportes e Negócios - Prémios de Carga, 2018

Groundforce Portugal - Melhor Agente de Handling

Delta Airlines, 2018

Escala de Lisboa - Station of the Year

British Airways, 2018

Escala do Funchal - Best Performance ARTG - Punctuality for Portugal, Mediterranean Region and South America

British Airways, 2018

Escala do Funchal - Best Customer Service for Portugal, Mediterranean Region and South America

TUI Group, 2018

Escala do Porto Santo - Recognition Award - Excellence Customer Service

TUI Group, 2018

Escala do Porto Santo - Recognition Award - Excellent Ontime Performance

Prémios ... - 2017

HR PORTUGAL, EXECUTIVE DIGEST, INDEG-ISCTE, 2016

“Índice de Excelência 2016”, na categoria de Grandes Empresas
(mais de 1.000 trabalhadores)

AIGLE AZUR, 2016

Most Punctual Station of the Month / October 2016– Escala do Funchal

Air Nostrum, 2016

Station of the Year 2016”, 5ª vez consecutiva – Escala do Porto

Air Nostrum, 2015

Station of the Year 2015”, 4ª vez consecutiva – Escala do Porto

Transportes e Negócios, 2015

Melhor Agente de Carga Aérea 2015

Thomson Airways, 2015

Prémio Excellence – Questionário de Serviço ao Cliente / Porto Santo

Air Nostrum, 2014

Escala do Porto - Melhor Escala da Rede

Ground Handling International, 2014

Ramp Safety Award Europe

Revista Exame, 2014

10ª Melhor Empresa para Trabalhar 

3ª Melhor Grande Empresa para Trabalhar

Topo