Em Julho de 2017 iniciei as minhas funções como Presidente Executivo da Groundforce Portugal. Aceitei o desafio com o objetivo de consolidar a estratégia de crescimento sustentável definida em 2013, com a aquisição de 50,1% pelo Grupo Urbanos.
O ano de 2017 apresentou grandes desafios que liderei com orgulho. Contei com o empenho de todos os colaboradores que, afincadamente, conduziram a Empresa a bons resultados operacionais, garantindo a renovação de contratos importantes e a conquista de novos clientes.
Ainda em 2017, assinalámos a conclusão de atribuição de licenças de acesso à atividade de assistência em escala nas categorias de bagagem, carga e operações de pista nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) emitiu os relatórios de todas as licenças, tendo a Groundforce saído vencedora em todos os concursos.
Também no segundo semestre de 2017, regressámos a Faro, após uma ausência de vários anos, estando novamente a operar em pleno no sul do País e a prestar um serviço similar ao que temos vindo a desenvolver nos Aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal e Porto Santo.
Para 2018 definimos quatro pilares estratégicos: a Integração, que se materializa na atenção ao cliente; a Agilidade, que se caracteriza pela capacidade de resposta; a Transformação, que tem como objetivo adaptar a empresa a formas modernas e eficientes de operar assente em processos automatizados e Accountability, que visa a implementação da meritocracia assente na autonomia e na responsabilização.
Tendo em mente estes princípios orientadores, queremos reafirmar o nosso papel de player no ecossistema aeroportuário nacional e manter o foco na solidez financeira alcançada nos últimos anos.
Destaco o papel de todos os Colaboradores no sucesso coletivo e agradeço a confiança que os Clientes depositam na Groundforce Portugal bem como a cooperação dos Órgãos Sociais, Fornecedores, Auditores e entidades parceiras que, de forma direta ou indireta, deram o seu contributo para os resultados já alcançados.
A Groundforce Portugal está mais forte para enfrentar os desafios do futuro.
Paulo Neto Leite, Presidente Executivo da Groundforce Portugal
SOMOS UMA EMPRESA FIÁVEL QUE OFERECE UM SERVIÇO DE EXCELÊNCIA AOS SEUS CLIENTES E POR ISSO SOMOS LÍDERES NA NOSSA INDÚSTRIA.
ACREDITAMOS QUE A MANUTENÇÃO DO NEGÓCIO ASSENTA NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E QUE O NOSSO MAIOR BEM SÃO AS NOSSAS PESSOAS E OS NOSSOS CLIENTES.
Ser uma empresa rentável que, de uma forma sustentada, crie valor e condições de segurança para todas as Partes Interessadas.
Que cada cliente Passageiro acredite que a excelência do seu voo começa ou termina com a excelência do serviço que a Groundforce Portugal lhe oferece.
Ser honesto, gostar de satisfazer sempre os nossos clientes, desafiar e melhorar tudo o que fazemos, ser apaixonado pelas pessoas, agir como equipa, medir o sucesso através de ganhos sustentáveis e trabalhar para o mundo são os nossos Valores.
A história da Groundforce Portugal remonta ao início da aviação civil em Portugal, com a criação da Secção de Transportes Aéreos a 14 de março de 1945, sob a responsabilidade de Humberto Delgado, à data diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil.
A par do crescimento da companhia TAP, os serviços em terra foram sofrendo uma evolução nas décadas seguintes, nos quais o transporte aéreo se assumiu como uma opção segura, moderna e universal.
O percurso da empresa como entidade independente tem os seus primórdios em 1982, com a autonomização do Departamento de Operações em Terra (DOT) da TAP. Mais tarde, em 1989, decorrente de um processo de restruturação organizacional, recebe a denominação de Direcção Geral de Operações em Terra (DGOT). Já na década seguinte, numa estratégia de expansão e de prestação de serviços a terceiros, é criada em 1992 a divisão de Handling da TAP.
Em Abril de 2003, a TAP SGPS e a TAP SA aprovaram a separação da unidade de negócio de handling, surgindo uma nova empresa denominada SPdH – Serviços Portugueses de Handling, sucedendo à TAP no respeitante às operações em terra.
A SPdH iniciou a sua atividade no dia 1 de Outubro de 2003, afirmando-se como uma opção de grande relevância no panorama da aviação civil em Portugal, designadamente pela qualidade do serviço que assegura à TAP Portugal e às principais companhias que voam para os aeroportos nacionais.
Entretanto foi iniciado o processo de privatização da SPdH, através da venda de 50,1% do Capital, por via de um Concurso Público Internacional, que permitiu a entrada na estrutura acionista do Grupo Globalia.
Já com a nova estrutura acionista e resultado da História da TAP, do dinamismo da Portugália e da dimensão da Globália nasceu, no ano 2005, a nova marca da empresa: a Groundforce Portugal.
Em Março de 2008, um consórcio de três bancos (BIG, Banif e Invest) adquire a posição detida pela Globalia, numa estratégia de Melhoria de Serviço ao Cliente e satisfação de todas as partes interessadas.
Em 2012, a Autoridade da Concorrência aprova concretização do acordo de princípio celebrado entre a TAP e a PASOGAL, com a aquisição de 50,1%, iniciando um processo de transformação da empresa no sentido da sua sustentabilidade, na perspetiva dos acionistas, trabalhadores, clientes e fornecedores. Este tem como objetivo criar as condições necessárias ao crescimento e desenvolvimento, mantendo a Groundforce como empresa líder em Portugal no mercado de assistência aeroportuária de passageiros, bagagens, operações em pista e carga.
Prosseguindo o caminho para a Excelência, baseada numa estrutura de processos chave consistente, a Groundforce pretende ser uma empresa moderna e de Futuro, contribuindo diariamente para a criação de valor e o desenvolvimento sustentado.
A prestação de serviços na hora certa e no lugar certo, a fim de satisfazer plenamente as necessidades e expectativas do cliente;
Melhorar continuamente a qualidade do serviço e a satisfação dos Clientes através da maximização da eficiência do processo;
Cumprir com os padrões de qualidade acordados com os clientes. As normas são constantemente monitorizadas com o objetivo de fornecer informações para a revisão do sistema e as metas da Qualidade.
A segurança está sempre primeiro!
A Segurança é um processo que visa a promoção de uma cultura justa e positiva de segurança, garantindo que todos estão cientes de que, ao seu nível e na sua atividade do dia-a-dia, eles próprios são a chave para a o bom desenvolvimento e práticas de segurança, contribuindo assim para a melhoria e eficácia do processo.
A Groundforce Portugal possui um sistema de controlo de riscos bem estabelecido – “Safety Management System”, com base nos seguintes documentos:
Através da comunicação e disseminação das práticas de Safety, é assegurada a aplicação dos procedimentos e um nível de conduta com vista a contribuir e promover a melhoria contínua em todas as atividades
Diariamente, são coordenados todos os procedimentos com as companhias aéreas e as entidades aeroportuárias de forma a confirmar que todos os procedimentos de segurança são cumpridos para garantia da operação segura das aeronaves.
A Groundforce Portugal está empenhada em fornecer os mais altos padrões de segurança para os passageiros, colaboradores, parceiros e fornecedores em todos os aeroportos e instalações onde está presente, fomentando uma cultura onde as pessoas são informadas, esclarecidas e entendem os perigos e riscos inerentes às suas áreas de atuação, encorajando-as a identificar as ameaças à sua segurança e participar no encontrar de soluções.
Os procedimentos de segurança em vigor são avaliados continuamente, a fim de aperfeiçoar os processos capazes de fornecer os melhores serviços em segurança.
O Código de Conduta e Ética reflecte a vontade de prosseguir um caminho de melhoria contínua de uma Empresa que assume, nos princípios estruturantes da sua ação, o respeito pelos direitos dos trabalhadores, a responsabilidade da defesa do meio ambiente, a transparência nas suas relações com o exterior e a contribuição para a satisfação das partes interessadas – Acionistas, Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Sociedade.
Os nossos Clientes e outras entidades independentes têm-nos distinguido com os seguintes prémios:
Ramp Safety Award Europe