SOMOS UMA EMPRESA FIÁVEL QUE OFERECE UM SERVIÇO DE EXCELÊNCIA AOS SEUS CLIENTES E POR ISSO SOMOS LÍDERES NA NOSSA INDÚSTRIA.

ACREDITAMOS QUE A MANUTENÇÃO DO NEGÓCIO ASSENTA NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E QUE O NOSSO MAIOR BEM SÃO AS NOSSAS PESSOAS E OS NOSSOS CLIENTES.

  • A nossa visão

    Ser uma empresa rentável que, de uma forma sustentada, crie valor e condições de segurança para todas as Partes Interessadas.

  • A nossa missão

    Que cada cliente Passageiro acredite que a excelência do seu voo começa ou termina com a excelência do serviço que a Groundforce Portugal lhe oferece.

  • os nossos valores

    Ser honesto, gostar de satisfazer sempre os nossos clientes, desafiar e melhorar tudo o que fazemos, ser apaixonado pelas pessoas, agir como equipa, medir o sucesso através de ganhos sustentáveis e trabalhar para o mundo são os nossos Valores.

Estrutura Acionista

Organograma

História

A força de uma história

A história da Groundforce Portugal remonta ao início da aviação civil em Portugal, com a criação da “Secção de Transportes Aéreos” a 14 de março de 1945, sob a responsabilidade de Humberto Delgado, à data diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil.

 

A par do crescimento da companhia TAP, os serviços em terra foram sofrendo uma evolução nas décadas seguintes, nos quais o transporte aéreo emergiu como uma opção segura, moderna e universal.

 

O percurso da empresa como entidade independente tem os seus primórdios em 1982, com a autonomização do “Departamento de Operações em Terra” (DOT) da TAP.

 

Mais tarde, em 1989, decorrente de um processo de reestruturação organizacional, recebe a denominação de “Direcção Geral de Operações em Terra” (DGOT).

 

Já na década seguinte, numa estratégia de expansão e de prestação de serviços a terceiros, é criada em 1992 a Divisão de Handling da TAP.

 

Em Abril de 2003, a TAP, S.G.P.S. e a TAP S.A. aprovaram a separação da unidade de negócio de handling, surgindo uma nova empresa denominada SPdH. – Serviços Portugueses de Handling, S.A. , sucedendo à TAP no respeitante às operações em terra.

 

A SPdH iniciou a sua atividade no dia 1 de outubro de 2003, afirmando-se como uma opção de grande relevância no panorama da aviação civil em Portugal, designadamente pela qualidade do serviço que assegura à TAP Portugal e às principais companhias que voam para os aeroportos nacionais.

 

Entretanto, foi iniciado o processo de privatização da SPdH, através da venda de 50,1% do capital, por via de um Concurso Público Internacional, que permitiu a entrada na estrutura acionista do Grupo Globalia.

 

Já com a nova estrutura acionista e resultado da história da TAP, do dinamismo da Portugália e da dimensão da Globalia nasceu, no ano 2005, a nova marca comercial da empresa: a Groundforce Portugal.

 

Em março de 2008, um consórcio de três bancos (BIG, Banif e Banco Invest) adquire a posição detida pela Globalia numa estratégia de melhoria de serviço ao cliente e de satisfação de todas as partes interessadas.

 

Em 2012, a Autoridade da Concorrência aprovou a concretização do acordo de princípio celebrado entre a TAP e a PASOGAL, com a aquisição de 50,1% pela última, iniciando um processo de transformação da empresa no sentido da sua sustentabilidade, na perspetiva dos acionistas, trabalhadores, clientes e fornecedores. O seu objetivo foi criar as condições necessárias ao crescimento e desenvolvimento da empresa, mantendo a Groundforce como empresa líder em Portugal no mercado de assistência aeroportuária de passageiros, bagagens, operações em pista e carga.

 

Já no primeiro semestre de 2018, e após um concurso público internacional, a Groundforce Portugal conquistou as licenças de atividade atribuídas ANAC nas Escalas de Lisboa, Porto e Faro, válidas até 2024.

Prosseguindo o caminho para a Excelência, baseada numa estrutura de processos chave consistente, a Groundforce pretende ser uma empresa moderna e de Futuro, contribuindo diariamente para a criação de valor e o desenvolvimento sustentado.

Para a Groundforce Portugal, Qualidade significa

A prestação de serviços na hora certa e no lugar certo, a fim de satisfazer plenamente as necessidades e expectativas do cliente;

Melhorar continuamente a qualidade do serviço e a satisfação dos Clientes através da maximização da eficiência do processo;

Cumprir com os padrões de qualidade acordados com os clientes. As normas são constantemente monitorizadas com o objetivo de fornecer informações para a revisão do sistema e as metas da Qualidade.

Entrega
de bagagem

Segurança

A segurança está sempre primeiro!

A Segurança é um processo que visa a promoção de uma cultura justa e positiva de segurança, garantindo que todos estão cientes de que, ao seu nível e na sua atividade do dia-a-dia, eles próprios são a chave para a o bom desenvolvimento e práticas de segurança, contribuindo assim para a melhoria e eficácia do processo.

A Groundforce Portugal possui um sistema de controlo de riscos bem estabelecido – “Safety Management System”, com base nos seguintes documentos:

  • - MANUAL DE AVALIAÇÃO DE RISCO
  • - MANUAL DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
  • - MANUAL DE SEGURANÇA E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS
  • - MANUAL SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Através da comunicação e disseminação das práticas de Safety, é assegurada a aplicação dos procedimentos e um nível de conduta com vista a contribuir e promover a melhoria contínua em todas as atividades

Diariamente, são coordenados todos os procedimentos com as companhias aéreas e as entidades aeroportuárias de forma a confirmar que todos os procedimentos de segurança são cumpridos para garantia da operação segura das aeronaves.

A Groundforce Portugal está empenhada em fornecer os mais altos padrões de segurança para os passageiros, colaboradores, parceiros e fornecedores em todos os aeroportos e instalações onde está presente, fomentando uma cultura onde as pessoas são informadas, esclarecidas e entendem os perigos e riscos inerentes às suas áreas de atuação, encorajando-as a identificar as ameaças à sua segurança e participar no encontrar de soluções.

Os procedimentos de segurança em vigor são avaliados continuamente, a fim de aperfeiçoar os processos capazes de fornecer os melhores serviços em segurança.

Código de conduta e ética

É ESTE O CAMINHO QUE PRETENDEMOS SEGUIR NA GROUNDFORCE PORTUGAL.

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Prémios

Os nossos Clientes e outras entidades independentes têm-nos distinguido com os seguintes prémios:

Prémios 2018

Transportes e Negócios - Prémios de Carga, 2018

Groundforce Portugal - Melhor Agente de Handling

Delta Airlines, 2018

Escala de Lisboa - Station of the Year

British Airways, 2018

Escala do Funchal - Best Performance ARTG - Punctuality for Portugal, Mediterranean Region and South America

British Airways, 2018

Escala do Funchal - Best Customer Service for Portugal, Mediterranean Region and South America

TUI Group, 2018

Escala do Porto Santo - Recognition Award - Excellence Customer Service

TUI Group, 2018

Escala do Porto Santo - Recognition Award - Excellent Ontime Performance

Prémios ... - 2017

HR PORTUGAL, EXECUTIVE DIGEST, INDEG-ISCTE, 2016

“Índice de Excelência 2016”, na categoria de Grandes Empresas
(mais de 1.000 trabalhadores)

AIGLE AZUR, 2016

Most Punctual Station of the Month / October 2016– Escala do Funchal

Air Nostrum, 2016

Station of the Year 2016”, 5ª vez consecutiva – Escala do Porto

Air Nostrum, 2015

Station of the Year 2015”, 4ª vez consecutiva – Escala do Porto

Transportes e Negócios, 2015

Melhor Agente de Carga Aérea 2015

Thomson Airways, 2015

Prémio Excellence – Questionário de Serviço ao Cliente / Porto Santo

Air Nostrum, 2014

Escala do Porto - Melhor Escala da Rede

Ground Handling International, 2014

Ramp Safety Award Europe

Revista Exame, 2014

10ª Melhor Empresa para Trabalhar 

3ª Melhor Grande Empresa para Trabalhar

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